Artigos

 

PORQUE CONTRATAR UM PALESTRANTE ?

 É importante frisar, que apesar do domínio da arte de falar em público, sempre encontrarei insatisfeitos, principalmente em longo prazo, ou seja, após o impacto energético motivacional da palestra.
Como Palestrante corporativo e institucional, projetando conhecimentos nas áreas de empreendedorismo, carreira, liderança e vendas de produtos educacionais em empresas privadas e públicas, tenho a oportunidade de ouvir frases como:
 – Um DVD do palestrante resolve a questão;
– Ninguém merece ouvir 2 horas de papo furado;
– Palavras são palavras nada mais do que palavras!
 Então quais seriam os benefícios de uma palestra curta de em média 60 minutos? Quais os impactos em curto e médio prazo nos resultados de carreira e de negócios. Porque uma empresa investiria recursos financeiros em uma palestra?
 Gostaria de sugerir alguns assuntos relevantes que te fará acreditar se quando contratar um palestrante terá realizado uma opção sábia.

 Como diria o Velho ditado: - Santo de casa não faz milagre!
 Um profissional fora do ciclo de trabalho, com conteúdo teórico e prático, além de experiências notáveis e com resultados positivos, será muito mais considerado e efetivamente ouvido, do que alguém da própria equipe.
O membro de uma determinada equipe pode ter uma enorme credibilidade, mas dificilmente trará grande impacto à ela, somos receptivos e com maior tendência a ouvir as pessoas de fora.
Quando você traz um convidado para ministrar uma palestra, além da equipe se sentir valorizada, por notar que você investiu recursos para treiná-la, o profissional tende a ser mais receptivo para assimilar informações sobre novas  perspectivas de melhorias individuais, de equipe, mercado e carreira.
A cultura corporativa no Brasil, demonstra que sempre damos mais valor ao que vem de fora. Quem é casado sabe que muitas vezes falamos cem vezes alguma coisa ao conjugue e ele não muda baseado no nosso conselho, mas alguém de fora fala a mesma coisa e o conjugue vem lhe contar como se você nunca tivesse falado. O mesmo vale no mundo corporativo, seu companheiro de trabalho, ou seu gestor diz algo e você não assimila, mas é só ouvir um guru de mercado falar e chega todo animado contando a novidade.
Consultores externos projetam seus trabalhos baseados no que ouvem dos próprios colaboradores para apresentar soluções, mas porque não fazemos isso com as pessoas da casa? Porque nem sempre o colaborador vai se sentir a vontade para lhe falar algumas coisas, por isso a imparcialidade torna-se fundamental no momento de treinar.
A apresentação de um vídeo resolve?
 Muitos empresários acreditam que simplesmente apresentar um vídeo do palestrante, vai mudar o status da equipe. Claro que em um certo momento para seus colaboradores assistirem um vídeo, reiterando o que ouviram, pode fortalecer os resultados e renovar o conteúdo com novas perspectivas, mas seria a mesma coisa que levar o próprio palestrante? Não. Afirmo que não seria. Uma palestra não trabalha somente com o conteúdo, existe todo o ambiente e as sensações sensoriais e psicológicas da palestra. Somos muito mais impactados quando estamos presencialmente com o palestrante.
Quando vierem as dúvidas sobre a palestra em vídeo qual será a abordagem? Será que a resposta será tão testada e aplicada quanto a do palestrante que já foi aplicada, testada e avaliada centenas de vezes?   O empresário ou colaborador que expõe o vídeo conseguirá fechar o assunto com a mesma desenvoltura e conhecimento prático que o criador do DVD?
Qual imagem você levará para equipe? Será que não causará um efeito contra motivacional?  Pensamentos do tipo: Ao invés de investir em trazer alguém para nos treinar ele economiza exibindo um vídeo.
Lembra que quando éramos crianças, fazíamos passeio de escola para ir ao cinema em equipe? Porque não era exibido um filme na própria escola? Porque a interação do grupo e a mudança de ambiente provocam muito mais mudanças. Para mudarmos às vezes é preciso mudar de ambiente.
Eu já ouvi tudo isso
Muitos assistem à palestra e dizem: “Eu já ouvi tudo isso antes”. Sim, é verdade, eu sempre digo em minhas palestras que nós palestrantes quase nunca ou nunca falamos qualquer novidade. O problema não é falar o que a pessoa já sabe e sim lembrar coisas que esta pessoa talvez tenha esquecido ou que ela saiba, mas não coloque em prática. É um tempo de 50 minutos em média para realizar um trabalho de fomentar as pessoas a recordar de onde elas queriam chegar ao início de suas carreiras.
Palestras de vendas apesar de curtas, onde não é possível ensinar técnicas e sim citá-las de forma rápida, geram aumento de vendas na maioria dos casos. Isso acontece porque os vendedores voltam a praticar técnicas que já sabiam, mas não usavam.
Quanto custa minha palestra?
O mercado de palestras possui excelentes profissionais, que cobram valores bem atrativos que custam às vezes menos que pagar um almoço comemorativo para sua equipe. Considere por exemplo que você levasse 100 profissionais de sua empresa para almoçar e cada almoço custa-se R$ 30,00. Isso geraria um custo de R$ 3000,00. Conheço excelentes palestrantes que cobram valores até mesmo abaixo deste valor de honorários e passagens áreas de deslocamento do palestrante, se compradas com bastante antecedência podem custar bem pouco. Seria muito mais marcante que um almoço levar conhecimento a sua equipe.
Estou sendo bem simplista, pois, se considerarmos ganhos nos resultados da equipe no próximo mês após o evento, isso trará retorno financeiro.
Fazer da palestra um atrativo para novos clientes.
 Muitos quando pensam em investir em uma palestra pensam somente em treinar seus colaboradores, mas quantos enxergam que é uma oportunidade de atrair clientes? Pensou nisso?
Convide diretores e proprietários de empresas de sua região, que são potenciais novos clientes, a assistirem a palestra e será uma grande oportunidade de conquistar um novo cliente, resgatar um cliente perdido ou aumentar o ticket de vendas de um cliente ativo.
Quantos clientes seria preciso para pagar um evento? Pense nisso.
Mídia espontânea. 
Um palestrante geralmente tem livros, é figura conhecida no cenário nacional, realizaram entrevistas para TV, rádio, jornais. Um trabalho por parte de sua equipe informando a presença do palestrante na cidade para ministrar uma palestra, pode trazer convites para o palestrante dar entrevistas em sua cidade e isso levará juntamente o nome de sua empresa á mídia. Quanto custa um anuncio? Quanto vale conseguir um de graça e ainda com maior poder de impacto que um pago?

Gostou das dicas? Clique abaixo !

 

Contato